dicas de organização

Matérias e Dicas de Organização

Não tenho tempo!

Você anda preocupada com todas as tarefas que precisa completar? Sente que nunca há horas o suficiente dia? É o stress da sua interminável lista de afazeres que afetam a sua saúde? Aqui estão algumas dicas para ajudar você a gerenciar seu tempo de forma mais eficaz.

Planeje com antecedência.
Você pode dizer: Mas eu não tenho tempo para fazer um plano! O planejamento é sempre um tempo bem gasto. Pense sobre quais as tarefas que você precisa completar e se há alguma solução que ajude a concluir mais rapidamente. É a ida à farmácia, banco, supermercado, salão de beleza em diferentes partes da cidade? Ter tempo para escolher opções que estão próximas umas das outras vai lhe poupar muito tempo no decorrer do dia.

Como você pode chegar se você não tem um destino?
Estabeleça metas para chegar onde você quer ir, mas sendo realista. Para cada tarefa do dia, escolha as que você pode realmente concluir de maneira responsável.

Priorizar.
Experimente o método ABC ou 123. Olhe para a sua lista de tarefas marque o que deve ser concluído hoje com um A ou 1. Itens O que pode ser concluído ainda esta semana, marque com um B ou 2. Em seguida, escreva um C ou 3 ao lado às tarefas que precisam ser concluídas este mês. Se você gosta de cores, utilize marcadores coloridos. Preferindo, utilize fotos, desenhe um símbolo ou compre adesivos para indicar prioridades. Só não se esqueça de escolher um método que faça sentido para você.

Aprenda a diferença entre urgente e importante.
Só porque exige algo que exija urgência não significa que ela é importante. Se você estiver trabalhando em algo que é verdadeiramente importante, telefonemas e e-mails podem esperar. Designe um tempo para trabalhar em um projeto importante e limite ao máximo as distrações. Não atender o telefone, navegar na web, ou ler e-mail podem esperar. Se for necessário, fechar a porta e colocar um cartaz: Não Perturbe até ..., e escrever a hora que você estará disponível novamente. Imagine o quanto você poderia terminar em uma hora sem distrações!

Aprenda a dizer NÃO
A quem tentar atrapalhar, diga não. Tendo uma lista de tarefas ou calendário diário pode ajudar bastante. Se você já está sobrecarregado com o que você tem que fazer e tem uma lista de referência, você pode achar mais fácil dizer não.

Delegar
Há algum trabalho que você faz agora, que poderiam ser delegadas a outra pessoa? Pense bem, algumas coisas podem não ser óbvias. Ex: Você tem filhos que têm idade suficiente para dobrar ou guardar sua própria roupa? Pense em quanto tempo que poderia economizar a cada semana.

Multi-tarefas
Pense sobre o tempo que você gasta em atividades rotineiras como escovar os dentes, tomar banho ou esperar em filas. No que você poderia trabalhar enquanto espera na fila do supermercado, drive-thru, ou na escola?

Recarga
Talvez o mais importante, não se esqueça de ter o tempo para descansar e relaxar. Programá-lo, caso você precise. Os comissários de bordo dizem-lhe em caso de emergência para colocar sua própria máscara de oxigênio primeiro. Você não será capaz de ajudar alguém sem ele. Cuide de si mesmo primeiro, para que você possa cuidar dos outros também.

Eliete Teixeira - Personal Organizer

IMPORTANTE:
Este conteúdo está protegido pela lei federal nº 9.610 de 19/02/1998, que rege os direitos autorais e propriedade intelectual. A autora autoriza sua reprodução, desde que seja identificada a fonte, em local visível, da seguinte maneira:

"texto de Eliete Teixeira, Personal Organizer. www.organize-se.com"

AtendimentoExclusivo
EquipeQualificada
ExperiênciaComprovada
ClientesSatisfeitos

Contatos

Personal Organizer

Eliete Teixeira
e-mail: contato@organize-se.com