Personal Organizer
consultora de organização RSS Organize-se twitter Organize-se
organização de closets
30/10/2014. Bom dia a todos(as)!
organização de armários
  consultoria de organização residencial e empresarial
 
 

Dicas e matérias de Organização com Eliete Teixeira, Personal Organizer

 

 

14/08/2011
Ferrugem, Mofo, Traças e Mau Cheiro nos armários - Como evitar e eliminar

Entrevista concedida por Eliete Teixeira para a repórter Fernanda Emmerick , da revista Casa e Decoração.

- O que fazer em caso de gavetas emperradas no closet/armário? Existem receitas “caseiras” para fazer o trilho deslizar melhor?
Para gavetas que já estão emperradas, o ideal é passar silicone líquido no trilho, sempre puxando aos poucos, para evitar quebras. Na manutenção, passe uma boa camada de cera incolor (aquela para piso, mesmo) ou parafina, nos trilhos que ficam nas laterais das gavetas ou na base das portas corrediças, retirando o excesso com uma flanela. Repita a operação a cada 6 meses.

- E quando o problema são ferragens enferrujadas? O que fazer para evitar?
Se a ferrugem já atacou o local, tente ingar algumas gotas de limão nos pontos de ferrugem, deixe agir por alguns minutos e limpe bem com um pano seco. Se a ferrugem manchou peças de roupas, passe limão com sal no local manchado e lave normalmente em seguida. Uma forma simples de evitar o aparecimento de ferrugem nos metais do guarda roupas é passar esmalte de unhas transparente nos metais.

- Como proceder com problemas de umidade no armário? Existem, também, receitas caseiras?
Como colocar giz nos cantos do armário ou deixar um pote de cal aberto? Primeiramente, nunca colocar roupas úmidas ou com suor no guarda roupas. Pode-se colocar giz ou cal em um pote, dentro do guarda roupas, porém o ideal é comprar produtos feitos exclusivamente para esta finalidade, e que são encontrados com facilidade em supermercados.

- Como surgem as traças? Dicas de como evitar/tratar.
As traças são insetos, gostam de alimentos ricos em proteínas, açucar ou amido. Encontram estes alimentos em locais úmidos, com papéis que contenham cola, roupas engomadas e de lã. Para eliminar as traças, utilize inseticidas comuns, de preferência à base de água, borrifando esporádicamente a parte interna do guarda roupas e deixando as portas abertas por umas 4 horas. A prevenção se faz arejando sempre os ambientes para evitar umidade, não acumulando papéis inúteis e não estocando roupas com cheiro de mofo.

- Como evitar e tratar a formação de mofo? É recomendado o uso de sílica gel?
Para evitar e/ou acabar com o mofo, é altamente aconselhável a colocação bem distribuída de sachês com sílica gel, tendo o cuidade de trocá-los a cada 6 meses, em média. O cal também evita o mofo, mas por ter de ficar num pote aberto, podem acontecer "acidentes" e ele ser derramado sobre as roupas.

- Qual a maneira correta de cuidar de peças manchadas por esse mofo?
A maioria das manchas de mofo pode ser removida durante a lavagem se forem umedecidas antecipadamente. Se a mancha persistir, teste a firmeza das cores do tecido. Se a cor não mudar, cubra a mancha com uma pasta feita com suco de limão e sal. Em algodão e linho, faça uma pasta com alvejante, água e gotas de amônia. Deixe a pasta cobrir a mancha por 15 a 30 minutos. Borrife com água e lave novamente. Há também uma receita simples: misture 1 parte de glicerina e 1 de detergente lava-louças com 8 partes de água. Agite bem antes de cada uso.

- Como evitar o mau cheiro nos sapatos?
Colocar sal dentro dos calçados por meia hora evita a proliferação das bactérias que causam o mau cheiro. Evite usar o mesmo calçado dois dias seguidos, dê sempre ao menos 24 horas para que ele "respire". Não use sapatos fechados sem meias. Prefira as meias de tecido natural como algodão, além de trocá-las diariamente. Exponha o calçado utilizado ao sol, o calor do sol seca o sapato, matando os fungos e as bactérias.

Eliete Teixeira - Personal Organizer

 

IMPORTANTE:
Este conteúdo está protegido pela lei federal nº 9.610 de 19/02/1998, que rege os direitos autorais e propriedade intelectual. A autora autoriza sua reprodução, desde que seja identificada a fonte, em local visível, da seguinte maneira:

"texto de Eliete Teixeira, Personal Organizer. www.organize-se.com"

 

 

Todas as matérias:

 

 
personal organizer
website desenvolvido por EstilloWeb

INSTITUCIONAL:
- perfil
- dicas
- depoimentos
- imprensa
- feed RSS
- twitter

SERVIÇOS:
- organização residencial
- organização empresarial
- mudanças
- workshop
- consultoria
- curso personal organizer

Organize-se.com
Eliete Teixeira - Personal Organizer
email: contato@organize-se.com
MSN: elieteft@hotmail.com