dicas de organização

Matérias e Dicas de Organização

Organizando a bagunça em espaços pequenos

Prever um lugar certo para cada item é o primeiro passo para manter a casa em ordem

Com o passar dos anos, adquirimos e guardamos objetos com alto valor sentimental, seja porque foram comprados em uma viagem inesquecível, ou porque são presentes de amigos. Mas todo excesso, tanto de móveis quanto de objetos e miudezas, atrapalha o nosso dia a dia, principalmente com os imóveis cada vez menores.

Nesses casos, sua capacidade de síntese deve ser ainda mais profunda. Como guardar cobertores, roupas de cama, sapatos, bolsas, mala de viagem em um apartamento de 50 m², por exemplo?

A primeira coisa a fazer é trabalhar o desapego e aprender a viver com pouco. Ter um lugar certo para cada coisa e mantê-las em seu devido lugar ajuda a acabar com a bagunça e a ganhar tempo na hora de procurar o que precisa. Principalmente em espaços pequenos, onde a sensação visual de qualquer desarrumação é ainda maior.

Confira algumas dicas para você morar com conforto e praticidade em espaços pequenos.

  1. Dedique tempo aos armários: tire tudo de dentro e visualize o que você pode doar e o que merece continuar. Meias e roupas íntimas devem estar dobradas em uma mesma gaveta. No inverno, guarde os cobertores dentro das malas de viagem, que devem ficar nas prateleiras do alto, pois não são itens usados com frequência. Instale suportes na parte interna da porta e pendure cintos e colares. Bolsas podem organizadas, lado a lado, em prateleiras ou caixas organizadoras.
  2. Pratique o desapego: jogue fora, sem dó, papéis, objetos e roupas antigas. A dica serve para documentos sem validade, contas e comprovantes de pagamentos muito antigos e exames médicos simples, realizados 10 anos atrás. Saiba o que pode ou não jogar fora e os prazos
  3. Faça um revezamento: não misture roupas de inverno e verão. Nos meses em que o tempo começa a esquentar, guarde os casacos e blusas de lã em sacos plásticos do tipo space bag. Ele é redutor de volume, disponível em diversos tamanhos e pode ser facilmente encontrado.
  4. Cabides: opte pelos mais finos, que ocupam menos espaço, e não coloque mais de três peças em cada um. As roupas ficarão amassadas e você vai esquecer que algumas delas existem.
  5. Compre caixas organizadoras: bonitas, práticas e de diferentes tamanho, ajudam a guardar diferentes itens, de bolsas e bijuterias a objetos de decoração. Guarde-as nas prateleiras mais altas do armário. Se preferir, etiquete cada uma para que você bata o olho e já saiba qual delas precisa resgatar.
  6. Armazene corretamente: nunca guarde remédios no banheiro. A umidade pode modificar a formulação do medicamento. Compre uma caixa, descarte os vencidos e organize sua farmacinha. Se quiser guardá-la na cozinha, sem problemas, contanto que esteja longe do calor do fogão. A dica vale para perfumes, que perdem sua real essência em contato com a umidade ou o calor – deixe-os no quarto.
  7. Aproveite o espaço: dê utilidade ao vão em baixo da escada ou o alto do corredor. Coloque prateleiras para livros, por exemplo. As camas também podem ser boas alternativas, compre modelos com gavetões ou baú na cabeceira. Portas de correr ou as de modelos camarão também são ótimas para ganhar espaço.

Mas, se você não tem tempo, ou a menor aptidão para a organização, conte com minha ajuda, estou aqui para organizar seus espaços, por menores que sejam.

Eliete Teixeira - Personal Organizer

IMPORTANTE:
Este conteúdo está protegido pela lei federal nº 9.610 de 19/02/1998, que rege os direitos autorais e propriedade intelectual. A autora autoriza sua reprodução, desde que seja identificada a fonte, em local visível, da seguinte maneira:

"texto de Eliete Teixeira, Personal Organizer. www.organize-se.com"

AtendimentoExclusivo
EquipeQualificada
ExperiênciaComprovada
ClientesSatisfeitos

Contatos

Personal Organizer

Eliete Teixeira
e-mail: contato@organize-se.com