Mudar...
Sabemos que esta não é uma tarefa fácil, mas podemos torná-la sem muitos transtornos.
O desespero e o caos não precisam estar presentes.
Podemos evitar algumas dores de cabeça se ficarmos atentos a alguns detalhes.
Problemas mais comuns:
1 - Não embalar os pertences corretamente -> embale seus pertences de forma adequada, envolvendo os itens mais delicados em plástico bolha ou papel manilha, como vidros, porcelana, espelho, artigos de decoração, móveis laqueados, móveis com quina. Evite avarias desnecessárias. A escolha ideal das caixas é muito importante, evite caixas muito grandes pois com o peso elas podem desmontar. Não economize na embalagem para proteger seus pertences.
2 – Não fazer triagem antes da mudança -> Separe antes de embalar, todos os itens que estejam quebrados, rasgados ou que simplesmente não lhe serve mais. O que for bom, doe, venda mas desapegue. No momento do pós mudança essa ação irá ajudar muito!
3 – Deixar os animais totalmente perdidos pela casa-> Antes da mudança acontecer, no mesmo dia mais cedo, dê uma “passeio” com seu animalzinho. O ideal é deixa-lo em um hotelzinho ou com um familiar/amigo. Assim que chegar na nova casa, tire logo os pertences dele e coloque em um ambiente que não será muito visitado
4 – Não apresentar a casa nova as crianças -> Apresente todos os cômodos da casa nova para as crianças, assim não ficaram perdidas e com a sensação de que não são importantes.
Para evitar desconforto as crianças, o melhor seria que a mudança acontecesse enquanto estivessem na escola, ou deixar com alguém da família e até mesmo com um amiguinho de confiança. Caso não tenha nenhuma dessas opções, eleger um cômodo da casa para a criança poder brincar, pois o entra e sai de pessoas se deslocando para transportar caixas, estressa muito a criança.
5- Não planejar melhor data e horário da mudança -> Faça sua mudança em data que não esteja trabalhando, o ideal é tirar uns dias de “férias”. Fique atenta com os horários de condomínio (tanto saída quanto entrada), ruas onde é permitido embarque e desembarque com tempo mínimo( procurar autorização com a prefeitura com antecipação), horário do caminhão. Evitar mudar em feriados prolongados, pois se sua mudança for para outra cidade ou estado, poderá ter trânsito durante o trajeto. Reservar alguns dias para organizar sua mudança tanto pré como pós.
6- Contratar caminhão menor que a mudança -> solicitar um orçamento in loco para a empresa/caminhão de mudança, assim não correrá o risco de ter que fazer duas viagens. Saberá qual o tamanho ideal do caminhão para sua mudança.
Certifique-se sobre quantos ajudantes terá, também sobre o contrato, o seguro dos pertences e avarias, montagem e desmontagem de móveis.
7 – Não separar objetos de primeira necessidade -> Ter suas coisas de primeiras necessidades em mãos, como higiene pessoal, medicamentos de uso diário, documentos, roupas o suficiente para no mínimo 2 dias (escola e trabalho).
Alimentos para o dia da mudança, caso tenha crianças (frutas, água, suco, sanduiches), e a comida e água dos pets.
IMPORTANTE:
Este conteúdo está protegido pela lei federal nº 9.610 de 19/02/1998, que rege os direitos autorais e propriedade intelectual. A autora autoriza sua reprodução, desde que seja identificada a fonte, em local visível, da seguinte maneira:
"texto de Eliete Teixeira, Personal Organizer. www.organize-se.com"